Bom Jesus, 21/11/2018
Secretaria de Saúde de Bom Jesus realiza Palestra sobre o câncer de próstata no Novembro Azul





Nesta quarta-feira (21) as 10hs  , foi realizado na  UBS Eliza Bandeira na cidade de Bom Jesus, uma palestra sobre o câncer de próstata e realização de exames retal, a palestra foi ministrada pelo  medico Dra. Iago Petrônio.




Mais de trinta procedimentos tipo toque foram realizados na manha e tarde desta quarta feira (21), sendo que na quinta feira (22),  terá continuidade atendendo um número de mais 30 homens,  além do exame de sangue para diagnóstico do câncer de próstata.


A Secretária de Saúde do município Dra Denise Bandeira, que encontra-se em Brasilia,  falou da importância do comparecimento dos homens neste evento de hoje, como também importante a realização do exame preventivo, uma vez que diagnosticado a doença cedo, o tratamento de cura é muito mais eficaz.

O Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro, dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Por ano, são feitos no Brasil cerca de 69 mil diagnósticos de câncer de próstata. Para conscientizar homens sobre a importância da prevenção e diagnóstico desse tipo de câncer.

Informativo alusivo ao Novembro Azul.
Sobre o Câncer de Próstata:


A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, de forma e tamanho semelhantes a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

- Estatísticas


Até o fim de 2018, 68 220 homens devem ser diagnosticados com câncer de próstata. E tanto para prevenir novos casos desse tumor como para fazer um diagnóstico precoce e garantir um tratamento de qualidade que existe o Novembro Azul



- Diagnóstico


A doença pode demorar a se manifestar, exigindo exames preventivos constantes para não ser descoberta em estágio avançado e potencialmente fatal. Os exames consistem na dosagem sérica do PSA e no exame de toque retal, que são complementares, pois cerca de 20% dos casos não são detectados pelo PSA.

- Fatores de Risco


A recomendação é que homens a partir de 50 anos procurem um urologista para realizar os exames preventivos anualmente. Indivíduos com história familiar de câncer de próstata, da raça negra, sedentários e obesos devem iniciar a prevenção a partir dos 45 anos, pois possuem maior risco de desenvolver a doença.

- Prevenção


Quando diagnosticada precocemente, as chances de cura da doença são de aproximadamente 90%.






 SECOM PMBJ


 

 

 


 

     
     
     
 


Outras Notícias

20/12/2018 Igreja Católica de Bom Jesus, iniciou no ultimo domingo (16), as festividades do Centenário. veja a programação


20/12/2018 Prefeito Roberto Bayma realiza melhoramento de ruas no Distrito de São Jose com colocação de asfalto


20/12/2018 Município de Bom Jesus é avaliado pelo TCE no IEGM e atinge nota 0.97 na Saude e fica entre1º lugar nos municípios da região


20/12/2018 Secretaria de Saúde de Bom Jesus realiza Palestra sobre o câncer de próstata no Novembro Azul


20/12/2018 Prefeitura de Bom Jesus realiza III Conferencia Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente


21/11/2018 Prefeito Roberto Bayma, participa de reuniao da CNM em Brasilia e junto ao Deputado Federal Aguinaldo Ribeiro consegue recursos para Bom Jesus


21/11/2018 Prefeito Roberto Bayma paga ultima parcela do Garantia Safra e garante beneficios dos agricultores


 
 


www.prefeiturabomjesus.pb.gov.br
Praca Prefeito Antonio Rolim 01 Centro Bom Jesus PB
CEP: 58930-000 -
Fone: (83) 3559-1020
CNPJ: 08.923.989/0001-17