Saúde

Descrição Informações
(Clique abaixo)

Secretaria de Saude de Bom Jesus, realiza nos dias 21 e 22 Semana da Saúde Visual

A Secretaria da Saúde do município de Bom Jesus, através da secretária Dra Denise Bandeira, estará realizando nos dias 21 e 22 de outubro, portanto segunda e terça feira, a Semana Visual da Saude com exames de vista e avaliações oftalmológicas gratuitos.




os exames oferecidos sõ:
- teste do olhinho
-   avaliação de acuidade
- retração completa
- exames de movimentos oculares
- fundoscopia (fundo de olho)
- biomicroscopia
- medição de pressão infra-ocular
- ceratometria

A triagem será realizada nos dias:

*21/10/19 (manhã e tarde): famílias de Bom Jesus ( local-policlínica)
*dia 22/10/19: manhã familias das  ACS Francilene e Petronilia( Local-policlínica).
*Dia 22/10: tardefamílias do São José (local-posto de saúde do São José).

-Serão realizadas a conscientização da saúde visual e agendamento dos exames.

-É obrigatório a participação para agendar o Exames.

-É necessário levar os seguintes documentos( originais, não precisar de xerox):
- cartão do Sus 
- RG
- CPF
- número de telefone para contato,
- comprovante de endereço residencial;


-Apenas crianças acima dos 7 anos de idade serão atendidas ( as crianças não precisam faltar aula, o pai ou a mãe pode marcar a consulta)

-Não será feito exames em gestantes;

-Adolescentes, adultos e idosos serão atendidos normalmente

- mãe que tenha bebê de colo, o pai ou responsável pode marcar a consulta 

- os pais que tenham bebê de 0 a 2 anos podem marcar a consulta para realizar o teste do olhinho.

Secom PMBJ


Dia "D" Campanha do Sarampo em Bom Jesus vacina várias crianças

A Secretaria de Saúde do município de Bom Jesus, através da Coordenação de Vacina, realizou neste dia 19 de outubro sábado,   o dia "D" da Campanha Nacional contra o Sarampo.

A técnica de enfermagem Mirian Souza e  a enfermeira Inaura Lucena, vacinaram 30 crianças e a campanha continua neste mês de outubro de 07 a 25  para as crianças de 6 meses a menor de 5 anos pra comparecer. Lembrando que essa é a primeira etapa da campanha específica para as crianças . Já a segunda etapa acontece de 18 a 30 de novembro para a faixa etária de 20 a 29 anos.



Sarampo é uma doença altamente contagiosa causada pelo vírus do sarampo (Measles morbillivirus). Os sinais e sintomas iniciais geralmente incluem febre, muitas vezes superior a 40 ºC, tosse, corrimento nasal e olhos inflamados.

Secom PMBJ


Secretaria de Saude de Bom Jesus, realiza abertura do Outubro Rosa com evento em frente a Prefeitura
Foi realizado na manhã desta segunda feira (14), em frente a Prefeitura Municipal de Bom Jesus, a abertura do Outubro Rosa, e contou com as presenças da Secretária de Saúde Dra Denise Bandeira, da  Secretária de Cultura Ana Gonçalves, Secretária de Assistência Social Elizaneide Moreira, Coordenadora do  CRAS Eliziane Sampaio, Coordenadora do Selo Unicife Antoniely Anália, ex- prefeito Manoel Dantas, vereador Fabinho Abel e demais secretários, além da equipe do CRED AMIGO, Banco do Nordeste Cajazeiras PB, que participaram com a campanha Natal Sem Fome.  




O Evento contou ainda com todos os profissionais da Saúde do municípío de Bom Jesus, que realizaram procedimentos como verificação de PA, teste de glicemia, distribuição de panfletos contra dengue, distribuição de preservativos, Kit escovação entre outros. A Médica Dra Kilvia realizou uma palestra falando da importância da prevenção do câncer de mama e do colo de útero, como também dos exames citológicos, e o toque nas mamas para identificação de nódulos. 

Já  a Secretária de Assistência Social, ofertou serviços de escova, sobrancelhas e unhas, a todas as mulheres presentes,  como também tirando algumas duvidas sobre o Bolsa família.


A Secretária de Cultura Ana Gonçalves, fez uma apresentação com a equipe de dança  "ZUMBA", com o professor Denislon do Distrito de São Jose, a apresentação fez com que todos os presentes entrassem no ritmo. A musica do Outubro Rosa foi o carro chefe de toda apresentação.

A secretária Dra Denise Bandeira, cortou o bolo com o simbolo do Outubro Rosa e distribuiu aos presentes. Em seguida a mesma falou da importância do evento Outubro Rosa,  e  disse,  que é importante a participação das mulheres, na realização dos exames, pois quanto mais cedo detectar o problema mais cedo é também a cura.


Veja a programação:

 14/10- Abertura do outubro rosa no paço municipal com palestra sobre câncer de mama e de colo do útero, verificação de presão arterial, glicemia capilar, tipagem sanguínea, distribuição de kits de escovação, serviços sociais como sombrancelhas, cabelo e unhas, e grupo de dança zumba

 Dia 17/10-  Ás 07:00 horas Atividade educativa na unidade de saúde do distrito de São José com realização do exame papanicolau

 Dia 18/10- realização de mamografias pelos amigos do peito em mulheres de 50 a 69 anos a partir das 19:00 horas na UBS Eliza Bandeira de Melo

 Dia 21/10- caminhada rosa no distrito do São José as 16:00 horas com o grupo de zumba.

 Lembrando que durante todo o mês de outubro estará sendo realizado na UBS Eliza Bandeira em Bom Jesus, a coleta do exame citopatologico e a solicitação de mamografias.



















SECOM PMBJ


Secretaria de Saude de Bom Jesus realiza a IV Ciranda de Serviços no sítio Cacaré dia 25
 Secretaria de Saúde do município de Bom Jesus, através da secretária Dra Denise Bandeira, realizará na próxima  quarta feira (25), no sítio Cacaré, a quarta Ciranda de Serviços da Saúde no sítio Timbaúba, na escola Nossa Senhora da Piedade. 




O evento acontecerá na Escola Municipal Júlio Dias no sítio cacaré e contará com as presenças do Prefeito Roberto Bayma, do Vice Prefeito João Melquíades,  da Secretária de Saúde Dra Denise Bandeira e demais secretários, serão realizados vários procedimentos.




VEJA RELAÇÃO DOS SERVIÇOS PRESTADOS 

-Atendimentos médico 
-Atendimento enfermagem
-Atendimento odontológico 
-Aplicação de flúor 
-Entrega de kit saúde bucal
-Orientações nutricional (NASF) 
-Fisioterapeutas
-Vigilância epidemiológica 
-Vigilância ambiental 
-Aferição da PA
-Teste de glicemia 
-Panfletagem
-Distribuição de Preservativos

SECOM PMBJ


Agentes e funcionários da Saúde de Bom Jesus começam a receber treinamento para utilizar Prontuário Eletrônico Cidadão

A Secretaria de Saúde de Bom Jesus (SesBJ), através da Secretária Dra Denise Bandeira, em parceria com a empresa CBA Tech, começou, nesta quinta-feira (29), a capacitação dos profissionais da saúde que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para a implantação do Prontuário Eletrônico Cidadão (PEC).



O treinamento, com duração de 8 horas, aconteceu  nesta quinta-feira (29) na UBS Eliza Bandeira. Ao todo, foram treinados  profissionais da saúde, entre enfermeiros, médicos, dentista, auxiliar/técnico em enfermagem, recepcionista.

O PEC é uma prerrogativa do Ministério da Saúde a todos os municípios. O software vai armazenar todas as informações clínicas e administrativas do paciente, informatizando, agilizando e otimizando o atendimento ao cidadão.

A CBA Tech é a empresa responsável pela aquisição dos equipamentos, servidor, fornecimento da internet, treinamento, manutenção e suporte técnico para a implantação do PEC, o sistema traz a segurança das informações, elimina erros médicos relacionados à caligrafia e repetição desnecessária de exames.

A secretária de Saúde de Bom Jesus, Dra Denise Bandeira, falou da importância que tem o Prontuário Eletrônico do Cidadão, nós vamos está facilitando a esses pacientes todas as informações e diagnósticos, os procedimentos realizados ficarão num banco de dados, isso é importante porque a agilidade hoje é essencial, temos que acabar com os receituários de papel, estamos num mundo tecnológico, a informação anda rápido e Bom Jesus pensando no bem estar do seu povo conseguiu contratar essa empresa que vai mudar e muito a história da saude de Bom Jesus.




SECOM PMBJ