CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Mulher 08/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DA MULHER E DIVERSIDADE HUMANA Em Bom Jesus: “Empodera Mulher” chega ao 3º ano e marca luta das mulheres por mais conquistas Criado em 2022, o evento evidencia a personalidade, força, avanço e desafios das mulheres no mundo, especialmente, no município.
#AssistênciaSocial 10/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DA MULHER E DIVERSIDADE HUMANA Alimentos na mesa: Prefeitura de Bom Jesus realiza entrega de quase 5 toneladas de produtos

Garantir o acesso a uma alimentação saudável às famílias tem sido uma das ações desenvolvidas pela Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social de Bom Jesus.

Na última sexta-feira (5), a Prefeitura, por meio da pasta, realizou mais uma entrega de alimentos contemplando, inicialmente, os membros dos grupos de convivências do CRAS e pessoas carentes do município.

De acordo com Renata Thais, nesta etapa foram quase 5 toneladas, que fomentam a agricultura familiar, visto que os alimentos foram adquiridos junto aos produtores da região.

"É uma ação importante, pois contempla as pessoas carentes e, ao mesmo tempo, valoriza a agricultura familiar, motivando a produção de alimentos orgânicos", disse.

Os alimentos foram adquiridos com recursos do PAA - Programa de Aquisição de Alimentos, do governo estadual.

#Mulher 14/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA MULHER E DIVERSIDADE HUMANA Parceria entre Prefeitura e governo do estado capacita rede de atendimento às mulheres o objetivo foi proporcionar a estes profissionais o acesso a novos instrumentos e técnicas que garantam um atendimento humanizado às mulheres em situação de violência
#Mulher 05/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA MULHER E DIVERSIDADE HUMANA “Julho das Pretas”: Roda de conversa marcou o movimento contra o racismo em Bom Jesus Desde 1992, quando, em Santo Domingo, República Dominicana, realizou-se o 1º encontro de Mulheres Negras Latino-Americanas e Caribenhas
#Agenda 04/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA MULHER E DIVERSIDADE HUMANA Secretária da Mulher e Diversidade Humana de Bom Jesus participa de sobre a Patrulha Maria da Penha Para Philomena Couras, a Patrulha Maria da Penha é uma ferramenta de extrema importância para garantir a integridade física das mulheres assistidas por essas políticas públicas
#Agenda 22/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA MULHER E DIVERSIDADE HUMANA Secretária das Mulheres e Diversidade Humana participa de capacitação on-line promovida pelo MPPB

Na semana passada, a psicóloga Philomena Couras, secretária municipal das Mulheres e da Adversidade Humana participou de uma capacitação promovida pelo Ministério Público da Paraíba, voltada ao enfrentamento à violência doméstica.

A ação faz parte do projeto "Refletir", criado pelo o MP-PB, e a capacitação em Grupos Reflexivos para Homens em Situação de Violência Doméstica, visa levar essas pessoas a refletir sobre suas práticas, focando na possibilidade de mudança e na transformação desses agressores.

Na modalidade on-line, o curso foi direcionado à rede de proteção às mulheres para que possam desenvolver ações que possam contribuir para a diminuição da violência doméstica.

Na oportunidade, além da SEMDH, a capacitação contou ainda com representantes das Secretarias de Saúde e do Desenvolvimento Humano e Social, além de vários promotores e promotoras de Justiça, a exemplo da Dra. Ana Luiza Braun Ary, do MP de Cajazeiras.

"Foi um momento importante, onde pudemos, por meio de um diálogo muito produtivo, trocarmos conhecimentos e buscarmos soluções para esta realidade em nosso país. Esse evento serviu, principalmente, para mostrar para as vítimas da violência doméstica que a rede de proteção em toda sua extensão está focada nesse tema", disse Philomena Couras.

Saiba mais:

O Projeto Refletir foi criado no ano de 2018, no âmbito do MPPB, para promover uma reflexão em homens que respondem a inquéritos policiais ou processos judiciais ou que tenham sido submetidos à medida de proteção e assim, internalizar uma conduta de comportamento assertivo, para que não voltem a praticar os atos agressivo. Desde que foi criado, 247 facilitadores em nove grupos já foram capacitados, abrangendo os municípios de Piancó, Santana dos Garrotes, Emas, Aguiar, Nova Olinda, Cajazeiras, Bom Jesus, Bayeux, Campina Grande, Cruz do Espírito Santo, Santa Rita, Sousa, Itabaiana, Juripiranga, Salgado de São Félix e Mogeiro.

SECOM com colaboração do MPPB

#Agenda 29/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA MULHER E DIVERSIDADE HUMANA “08 de Março”: Secretaria de Políticas paras as Mulheres e Câmara de vereadores realizam sessão solene

Na tarde de ontem, a Casa Jose Gonçalves Moreira, sede do poder legislativo, foi palco de uma sessão alusiva ao Dia Internacional da Mulher, comemorado mundialmente em 08 de Março.

Realizada em parceria entre a Mesa Diretora e a Secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, o evento contou a presença de dezenas de mulheres, dos mais variados segmentos sociais, como empreendedoras, agentes públicas, donas de casa, entre outras.

Ao abrir os trabalhos, Larissa Ricarte destacou o momento de felicidade diante de tantas mulheres que compareceram para ouvir falar de temas como empoderamento feminino e busca por direitos.

Visivelmente emocionada, a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Philomena Couras, entre os temas de sua fala, lembrou que as mulheres precisam estar unidas na busca dos seus direitos. Ela fez questão de frisar o prejuízo nos direitos e oportunidades que as mesmas tiveram durante a história.

"Quando estamos num espaço como esse, a gente vem para manifestar esse olhar para a sociedade, de que as mulheres precisam lutar todos os dias. Embora tenhamos muitos direitos conquistados, presenciamos ainda diversas formas de violência", disse.

Por sua vez, a prefeita Denise Bayma destacou as ações desenvolvidas pelo governo municipal para as mulheres, dando ênfase à criação da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres.

#Mulher 29/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA MULHER E DIVERSIDADE HUMANA “II Empodera Mulher”: Evento realizado pela Prefeitura de Bom Jesus supera expectativas

A Prefeitura de Bom Jesus, por intermédio da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, realizou ontem, 28, na Praça da Matriz, o "II Empodera Mulher".

O evento, voltado especificamente para o público feminino, busca dar visibilidade às mulheres de Bom Jesus, focando ainda na promoção do bem-estar, com vários serviços, inclusive, de beleza.

Porém, a principal bandeira desta iniciativa é fomentar o empoderamento das mulheres.

Além dos estandes das Secretarias de Saúde, Educação, Desenvolvimento Humano e Social, ainda foram reservados espaços para que as empreenderas pudessem expor seus respectivos produtos, gerando, por conseguinte a oportunidade de faturar com a comercialização dos produtos.

O II Empodera Mulher também foi palco para as estrelas soltarem a voz. Mostrando a capacidade multifuncional das mulheres, muitas encararam o desafio de cantar ao vivo e revelaram-se grandes artistas.

"Esse evento tem uma energia própria, uma alegria que contagia. Ver tantas mulheres participando de tudo isso, que foi pensado para elas, é motivo de satisfação. A gestão está no caminho certo", observou Philomena Couras.

Além das autoridades locais, o evento ainda contou a com presença da professora Neidinha Alves, da Marcha das Margaridas, Elza Gomes, da Marcha Mundial das Mulheres, Mara Viviane, coordenadora do Centro de Referência e Apoio a Mulher - CRAM de Cajazeiras, e ainda, da presidenta da Comissão dos Direitos da Mulher da Câmara de Cajazeiras, a vereadora Raelsa Borges.

#Mulher 23/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA MULHER E DIVERSIDADE HUMANA Em evento: Secretária de Políticas Públicas para as Mulheres defende Centro de Referência de Atendimento à Mulher

Na semana passada, secretária de Políticas Públicas para as Mulheres de Bom Jesus, Philomena Couras, esteve prestigiando o encontro promovido pela Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência Doméstica do Sertão, realizado em Cajazeiras.

Várias autoridades e ativistas do movimento feminista prestigiaram este acontecimento. A Secretária da Mulher e da Diversidade Humana do Estado, Lídia Moura, foi uma das convidadas e abordou a Rede de Proteção com atuação em toda a Paraíba.

Já as gestoras municipais de Políticas Públicas para as Mulheres solicitaram a interiorização da patrulha Maria da Penha, uma iniciativa paraibana e que tem sido reconhecida nacionalmente como importante aliada na proteção das mulheres.

A pauta defendida por Philomena Couras foi no sentido da instalação do Centro de Referência Estadual de Atendimento à Mulher em Bom Jesus.

"Por meio deste mecanismo, teríamos uma ampla prestação de serviços, acesso a outras instituições de defesa da mulher e, claro, um acolhimento mais qualificado às vítimas das mais diversas formas de violência", explicou.

#Agenda 15/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA MULHER E DIVERSIDADE HUMANA Secretária de Políticas Públicas para as Mulheres participa de fórum na capital do estado

Representando o nosso município, a Secretária de Políticas Púbicas para as Mulheres, Philomena Couras, participou na segunda-feira, 13, na capital do estado, do II Seminário Estadual para Organismos de Políticas Públicas para Mulheres.

O evento aconteceu na Fundação Casa José Américo, reunindo dezenas de gestoras de todo o estado da Paraíba.

"Representar nosso Bom Jesus em um evento como este é uma honra. Nosso governo tem seguido um caminho de valorização das mulheres. Temos práticas que pautam as políticas públicas voltadas para o empoderamento feminino. Portanto, estamos cada vez mais conscientes que devemos compartilhar e, ao mesmo tempo, buscar novas ações", disse ela.

Sobre o tema do encontro, que versa sobre a Diversidade Humana, Philomena, que é psicóloga por formação, qualificou como extremamente importante e necessário. Para ela, este assunto precisa ser difundido objetivando a visibilidade, vozes e respeito a esses sujeitos.

"Nós somos sujeitos diversos e cada um deve ser respeitado nas suas singularidades. Precisamos entender que o preconceito é crime", concluiu.

#Mulher 09/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA MULHER E DIVERSIDADE HUMANA 8 de março: Secretaria de Políticas Públicas promove palestra para mulheres

A Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres e Bom Jesus, que tem no comando a psicóloga Philomena Couras, realizou ontem, 08 de março, palestra com a delegada da mulher, Yvna Cordeiro. A atividade fez parte da programação do Dia Internacional da Mulher.

Ao abrir o encontro, Philomena Couras se mostrou feliz com a presença de tantas mulheres e pontou os avanços conseguidos pelas mesmas e reforçou que a gestão tem sido parceira das mulheres. A secretaria de Políticas públicas foi apontada por ela como uma ferramenta importante nas políticas voltadas para esta parcela de nossa sociedade.

Experiente agente de segurança pública, seu trabalho tem sido importante não apenas na aplicação das leis, mas também no empoderamento feminino. Como militante da causa, ela é sempre requisitada para eventos como esses.

Durante sua abordagem, a Dra. Yvna, que já tem título de cidadania bonjesuense, destacou que o município vai muito bem nas políticas de valorização das mulheres, tanto nas questões políticas, onde desenvolvem papéis importante nas funções paras as quais foram eleitas, bem como no ponto de vista administrativo, onde também contribuem com suas competências.

"Bom Jesus deve servir de exemplo para o Brasil, pois aqui os principais cargos são ocupados por mulheres. Temos uma mulher como primeira prefeita. No comando do legislativo, uma mulher, além de outros espaços que estão sob o comando feminino", disse.

Ainda segundo a palestrante, é bastante louvável a iniciativa da gestão municipal promover estes eventos, reunindo as mulheres para que possam ser conscientizadas e empoderadas.

Na ocasião, a prefeita Denise Bayma que cumpre agenda em Brasília, foi representada pela secretária adjunta da Agricultura, Erica Luana, que destacou as ações da gestão,na defesa dos direitos das mulheres.

Diane Sampaio, coordenadora do CRAs, que representou Renata Thaís, secretária do Desenvolvimento Humano e Social, lembrou que, em Bom Jesus, as mulheres podem contar com o apoio do CRAS e de toda a toda a gestão municipal.

#Mulher 17/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA MULHER E DIVERSIDADE HUMANA Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres e Câmara realizam evento em alusão ao “Agosto Lilás”

A Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, que tem à frente Ceiliana Gonçalves, em parceria com a mesa diretora da Câmara de Vereadores, realizou nesta terça, 16, um evento em alusão ao "Agosto Lilás", mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher.

A mobilização, que acontece em todo território nacional, faz menção à lei Maria da Penha, que completou 16 anos no dia 07 deste mês.

A temática foi sobre o enfrentamento contra todos os tipos de violência contra as mulheres. Na ocasião, foi aborda a importância de medidas cada vez mais sólidas que garantam proteção e acolhimento às vítimas de violência.

"Este foi um momento de enfrentamento, debate e de pensar novas propostas para que possamos enfrentar todos os tipos de violências contra a mulher", disse Ceiliane, agradecendo a participação, em especial das várias mulheres, que desempenham funções na gestão municipal. Ela ainda parabenizou o presidente da Câmara, Fábio Abel, pela parceria.

Já o presidente reforçou que a casa José Gonçalves Moreira está sempre à disposição para estes temas.

O vice-prefeito Ediney Pereira esteve representando a prefeita Denise Bayma e lembrou que a gestão municipal se coloca na vanguarda em defesa, das mulheres.

#Mulher 03/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA MULHER E DIVERSIDADE HUMANA Em João Pessoa: Denise Bayma prestigia solenidade de entrega do selo “Prefeitura Parceiras das Mulheres”

A prefeita Denise Bayma, acompanhada da secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Ceiliane Gonçalves, e Antoniely Pinheiro, participou hoje, dia 03, da solenidade para entrega do Selo "Prefeituras Parceiras das Mulheres".

Ao todo, foram 85 inscritas, mas apenas 44 prefeituras conseguiram a classificação. Em nível de estado, Bom Jesus ficou em terceiro lugar e na região da AMASP, na primeira colocação entre as que participaram do certame.

A solenidade teve início por volta das 09h00, no Teatro Paulo Pontes, no Espaço Cultural, em João Pessoa, onde as finalistas estiveram representadas.

O prêmio foi criado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher e Diversidade Humana (Semdh) e da Secretaria de Articulação Municipal (Sedam), em parceria com a Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup).

O prêmio é um reconhecimento do governo do estado para com as prefeituras que desenvolvem ações de valorização das mulheres, bem como, atuam fortemente em favor de diversidade humana.

"Esse prêmio não só é meu. Não é uma conquista singularizada. Este prêmio tem vários significados e representa cada uma das mulheres de nosso município. Estou muito feliz. Meu agradecimento à equipe da Secretaria de Políticas para as Mulheres, através de Ceiliana Gonçalves, e a articuladora do selo em Bom Jesus, Antoniely Pinheiro. Gratidão nos define", disse a prefeita.

#Mulher 06/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA MULHER E DIVERSIDADE HUMANA Selo Prefeitura Parceira das Mulheres: Bom Jesus é classificado em terceiro na Paraíba e em 1º na região da AMASP O Selo tem como objetivo incentivar e desenvolver políticas públicas voltadas à promoção com igualdade de direitos às mulheres.
#Cultura 09/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA MULHER E DIVERSIDADE HUMANA Secretarias de Políticas Públicas para as Mulheres e de Cultura realizaram evento para as mães na noite deste domingo

Na noite deste domingo, as Secretarias de Políticas Públicas para as Mulheres, comandada por Celiana Gonçalves, e de Cultura, por Emanuela Almeida, realizaram mais um evento em comemoração ao dia das mães, desta feita no calçadão ao lado da Prefeitura de Bom Jesus.

Na oportunidade, o coral "Vozes do Coração" abriu a programação, trazendo um repertório da jovem guarda.

As mamães também tiveram espaço e soltaram a voz, participando ativamente de toda a dinâmica.

Ainda foram servidos lanches e guloseimas para as rainhas do lar.

#Mulher 21/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA MULHER E DIVERSIDADE HUMANA Ciranda de serviço e apresentações culturais marcam programação alusivas ao padroeiro do Distrito de São José

A prefeitura de Bom Jesus, por meio das secretarias de Políticas Públicas para as Mulheres, Saúde, Educação, Desenvolvimento Humano e Cultura, realizou atividades que marcaram a programação alusiva ao Santo Padroeiro Senhor São José.

Na última sexta-feira, 18, a ciranda de serviços levou ações de beleza, assistência social, ente outros, para as mulheres daquele Distrito.

À noite, atrações locais, como a Companhia Teatral Trupe da Alegria, Marleide e Nailson, coral Vozes do Coração, Douglas Estourado e a cantora Diana Kely, encerraram as atividades agendadas para a data.

#Mulher 09/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA MULHER E DIVERSIDADE HUMANA 8 de Março: Prefeitura de Bom Jesus desenvolve atividades voltadas para as mulheres O "1° Empodera Mulher", idealizado pela Secretaria de Política Pública para as Mulheres, foi um sucesso e reuniu centenas de mulheres em praça em pública
www.prefeiturabomjesus.pb.gov.br
Emitido dia 28/04/2024 às 06:59:58