O prefeito Roberto Bayma, que já havia conseguido na primeira gestão mostrar Bom Jesus para o mundo ao obter pela 1ª vez a certificação de aprovação do UNICEF, aos 50 anos de fundação, e agora 7 anos depois volta repetir o feito e vira destaque no portal G1 da Globo. Conseguindo a segunda edição do SELO UNICEF edição 2017-2020.
O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) afim de estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira.
Ao participar do Selo UNICEF, os municípios se empenharam em garantir os direitos de crianças e adolescentes através de uma série de ações realizadas no âmbito da administração local.
Como resultado, eles conseguiram, por exemplo, reduzir o atraso escolar, ampliar o acesso de gestantes ao pré-natal, garantir a certidão de nascimento a meninos e meninas no primeiro ano de vida sem registro civil e promover a participação de adolescentes nos processos de decisão política.
Essas são algumas das conquistas dos municípios participantes e certificados na edição 2017-2020 do Selo UNICEF, que assumiram um compromisso com o UNICEF, quatro anos atrás: colocar os direitos de crianças e adolescentes como prioridade da Gestão Municipal. E agora mostram que seus esforços tiveram impactos reais na vida de cada menina e menino.
Ao todo, 1.924 municípios de 18 estados participaram desta edição do Selo UNICEF e firmaram o compromisso de assegurar os direitos de 16 milhões de crianças e adolescentes. Eles buscaram, dentre outras coisas, garantir mais acesso ao pré-natal, mais bebês com registro de nascimento, mais crianças na escola, aprendendo, mais adolescentes participando ativamente das políticas públicas que impactam suas vidas.
Nesta Edição 2017-2020 foram certificados 431 municípios, destes, 30 municípios paraibanos e entre eles o município de Bom Jesus-PB que participou de sua Segunda Edição do Selo Unicef, alcançando a Certificação através da Comprovação dos Resultados Sistêmicos Obrigatórios e de Livre Escolha, acompanhamento do Busca Ativa Escolar, realização de ações em âmbito intersetorial entre as Secretarias Municipais, Conselhos de Direitos e NUCA.
Secom PMBJ