Teve início em 30 de abril e segue até o próximo dia 31 de julho o período de vacinação contra a influenza, com foco especial nos grupos prioritários, formados por idosos, gestantes e crianças. A prioridade se dá por questões imunológicas, já que esses públicos são mais suscetíveis a doenças virais, como as síndromes respiratórias, que podem trazer uma série de complicações.
A coordenadora do setor de vacinação da Secretaria de Saúde de Bom Jesus, Eliane Nunes, reforça que essas pessoas devem procurar a Unidade Básica de Saúde Eliza Bandeira de Melo para receber a vacina. É importante levar o cartão SUS e o cartão de vacinação.
"Temos vacina disponível para atender o grupo prioritário. Vacinas salvam vidas e precisam chegar a quem mais precisa: gestantes, idosos e crianças. Nossa equipe de vacinadores está pronta para atender a população", destacou Eliane.
Uma dica útil é procurar o agente comunitário de saúde da sua área para verificar se o seu cartão de vacina está atualizado.
O importante é não deixar a vacinação para depois. Se você é idoso, gestante ou tem criança em casa, vacine-se!
Para se ter uma ideia da importância desse cuidado, o novo boletim InfoGripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado na semana passada, apontou que a Paraíba registra crescimento nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em idosos, associados ao vírus influenza A, mesmo com tendência de queda em grande parte do país.
Visando facilitar o acesso à vacinação para idosos com dificuldade de locomoção, a Secretaria de Saúde disponibiliza uma equipe para aplicar as vacinas diretamente nas residências desses pacientes
A vacina é segura e garante mais proteção e qualidade de vida.
Foto: Jayane Estrela e Eliane Nunes