A Prefeitura Municipal de Bom Jesus, que tem como gestor O Prefeito Roberto Bayma, e por meio da Secretaria Municipal de Cultura, que tem à frente Ana Gonçalves da Silva André, efetivou nesta segunda-feira (28), o pagamento referente aos Editais Maria Singular de Brito (Literatura), Maria Berizomar de Aquino (Quadrilhas Juninas), Reginaldo Dias de Souza (Teatro/Dança), Mardelon de Freitas Rolim (Música) e Francisco Rosas da Silva (Cavalgada) conforme proposta do Plano de Ação municipal referente a proposta da Lei Aldir Blanc que dispõe sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural.
A Lei Aldir Blanc 14.017, de 29 de junho de 2020, do Governo Federal, disponibilizou para o município através do Inciso III do art. 2º do Decreto Federal nº 10.464, de 17 de agosto de 2020, R$40.333,69 (quarenta mil, trezentos e trinta e três reais e sessenta e nove centavos) diluídos conforme editais supracitados.
O prefeito Roberto Bayma destacou que Bom Jesus foi uma das primeiras cidades no Estado da Paraíba e do Brasil a realizar a elaboração do Plano de Ação tendo à frente da elaboração o professor José Claudio Gomes Dantas, atualmente, estando como Coordenador Cultural do município que, após os trâmites legais para análise da lei, criação do Decreto nº 23/2020 e elaboração dos editais, homologou junto a Eliener Dantas de Amorim que está à frente da Secretaria de Administração do município as inscrições, bem como a Comissão Avaliadora, agilizando todo o processo burocrático para contemplar os munícipes por meio da seleção dos Editais.
"Fizemos tudo isso levando em conta o critério de responsabilidade. Nosso gestor Roberto Bayma tem sido implacável na defesa da transparência e, assim, atuamos frente a todo o processo da Lei Aldir Blanc", disse o secretário.
Para o Prefeito Roberto Bayma, a sua gestão foi, nos últimos anos, a que mais valorizou a Cultura municipal que vai desde a realização de festas culturais tradicionais até o resgate de ações culturais que haviam sido esquecidas por gestões passadas tais como as quadrilhas juninas e a cavalgada, mantendo vivas as tradições e fazendo nascer o respeito e o interesse dos jovens em disseminar suas ideias junto a sua gestão, disse o gestor.
Secom