A Secretaria de Saúde de Bom Jesus, por meio da Coordenação de Vacinação, reforça a importância de manter a caderneta de vacinação em dia. Para quem está com o esquema vacinal em atraso, a coordenadora Eliane Nunes orienta que procure a unidade de saúde portando CPF e cartão de vacinação, a fim de facilitar o atendimento.
Além da vacina tríplice viral, que protege contra três doenças sarampo, caxumba e rubéola , outros imunizantes do Programa Nacional de Imunização (PNI), como os contra a Covid-19 e a influenza, também estão disponíveis para a população.
É importante destacar que muitas vacinas são voltadas exclusivamente ao público infantil e são fundamentais para um crescimento saudável, prevenindo diversas doenças. A falta de imunização pode trazer complicações sérias.
Confira algumas vacinas destinadas às crianças:
BCG - Protege contra formas graves de tuberculose, como meningite e tuberculose miliar. Deve ser aplicada ao nascer.
Hepatite B - Aplicada ao nascer e em doses posteriores, conforme o calendário. Adultos não vacinados também podem receber.
Pentavalente - Combina proteção contra difteria, tétano, coqueluche, Haemophilus influenzae tipo B e hepatite B. Indicada a partir dos 2 meses de idade.
Poliomielite (VIP e/ou VOP) - Previna a paralisia infantil, com doses aos 2, 4 e 6 meses, além de reforços posteriores.
Pneumocócica 10-valente - Protege contra pneumonia, meningite e outras infecções. Indicada a partir dos 2 meses, com reforços de acordo com o calendário.
Tríplice viral - Protege contra sarampo, rubéola e caxumba. Indicada para crianças, adolescentes não vacinados e adultos em situações específicas.
Para mais informações sobre as demais vacinas, inclusive as destinadas a outras faixas etárias, procure seu agente comunitário de saúde ou os profissionais das unidades de atendimento.
A vacinação é uma das principais formas de proteção contra doenças e pode, inclusive, contribuir para a erradicação de algumas delas.
Foto: Jotha Herre