Mais cidadania: Parceria entre prefeitura e governo do estado garante emissão de RG
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (SMDHS) e o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) de Bom Jesus estão, a partir desta semana, oferecendo mais um serviço de extrema importância e que diretamente atende a uma demanda da população local. Quem precisar da emissão da primeira ou segunda via do Registro Geral (RG), pode procurar o CRAS e agendar o atendimento que se dará às terças-feiras.
Ao assinar o Termo de Cooperação Técnica entre a Secretaria de Segurança do Estado e Instituto de Polícia Civil, a prefeitura de Bom Jesus está credenciada, inclusive, ao fornecimento da versão digital do documento, claro, se for a opção do cidadão.
De acordo com as informações, podem ser acrescentados nesta versão, os seguintes documentos:
CPF, NIS/PIS/PASEP, Carteira Nacional de Saúde, Título de Eleitor, Identidade Profissional, Carteira de Trabalho, Carteira Nacional de Habilitação, Certificação Militar, Tipagem Sanguínea e Fator RH.
Para obtenção do RG é necessária a apresentação dos seguintes documentos:
Certidão de nascimento ou casamento, original ou cópia autenticada,
Comprovante de residência recente,
01 foto 3x4 recente, ou seja, a pelo menos 3 meses, com fundo branco.
Importante!
No caso de viúvo (a), apresentar certidão de óbito;
Menor de 18 anos, deve se fazer acompanhar do responsável, sendo que o mesmo deverá também apresentar documentação;
Para maior de 60 anos, a 1ªvia é gratuita, já a 2ª
é cobrada a taxa do estado.
Para quem for solteiro a taxa é de R$22,22
Casado a cobrança é R$27,76
Na 2ª via será emitido um boleto bancário que pode s era pago em agências lotéricas.
Para Renata Taís, secretária da pasta, esta é uma conquista histórica que garante durante toda a gestão atual a oportunidade para que a população possa, em nossa cidade, obter este documento. "É mais compromisso e mais cidadania para todos. Tivemos carta-branca da prefeita Denise Bayma ao buscar este serviço", disse.