Julho Amarelo Secretaria de Saúde busca conscientização da população
Instituída no Brasil pela Lei nº 13.802/2019 a campanha "Julho Amarelo" busca desde então despertar na população os cuidados e consequentes sinais de indiquem a presença de uma doença conhecida como hepatite.
Por nem sempre apresentar sinal, o diagnóstico da doença acaba ficando um pouco mais difícil, porém, quando isto ocorre sintomas como: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras, ligam o alerta, é hora de procurar um médico.
HEPATITE:
É uma inflamação do fígado
CAUSAS:
Por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas. Existem ainda alguns tipos provocadas por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.
Em Bom Jesus, a secretaria de saúde aderiu a esta mobilização e lembra que toda a rede está preparada para receber as pessoas. Uma campanha educativa nas redes sociais busca levar para população os cuidados que devem ser adotados e que podem evitar a contaminação.
Joana Monique, Coordenadora da Atenção Básica, lembra que todas as pessoas a partir dos 45 anos podem fazer o teste gratuitamente e, caso necessário, o tratamento também será disponibilizado pela secretaria de saúde.