Equipe da SEAGRIMA de Bom Jesus discute termo de alocação de água do Lagoa do Arroz com comitê gestor
O secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Bom Jesus, João Melquíades, a secretária adjunta, Érica Luana, e o diretor de Agricultura, Jocerlan Sampaio de Aquino, que ainda preside o comitê gestora das águas do açude Lagoa do Arroz, estiveram ontem, dia 29, participando de um encontro Escola Maria do Carmo Gonçalves, com as presenças de João Jácome (AESA), Ademir Antônio Leandro (DNOCS), José Erinan (Cagepa) Júlio Neto (representando os usuário de Santa Helena) e Humberto Pé de Serra (na qualidade de usuário de São João do Rio do Peixe).
De acordo com as informações, o evento teve como pauta principal uma avaliação do termo de alocação das águas do açude Lagoa do Arroz, que abastece as cidades de Bom Jesus, Santa Helena, São João do Rio do Peixe e a zona norte de Cajazeiras.
Numa reunião anterior, havia sido decidido que, para destinar água para as várzeas de Sousa evitando o prejuízo para os agricultores, seriam liberados de 4 milhões de metros cúbicos de água.
De acordo com os dados repassados ontem, desse total, foram liberados cerca de 2,8 milhões, sendo insuficientes para garantir que o líquido chegasse ao destino final.
Foi decido que, além da liberação da quantidade ainda em aberto, será acrescentado um certo volume arredondando para 3 milhões de metros cúbicos, que permitirá a chegada da água até o destino final.
Ao avaliar o encontro, João Melquiades destacou que este é momento de muita democracia, no qual, se discute não apenas a água como fonte de vida, mas também como fator indispensável para a economia, sobretudo na produção da agricultura familiar muito forte na região.