A iniciativa visa garantir uma melhor qualidade de alimentação para o rebanho bovino reforçando também a produção de leite.
Alternativa: Em parceria com a EMPAER, Prefeitura de Bom Jesus desenvolve projeto do cultivo de palma
A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Bom Jesus, em parceria com a Empresa Paraibana de Pesquisa e Extensão Rural (EMPAER), está desenvolvendo um projeto piloto voltado à produção de alimento para o rebanho bovino do município.
A prefeitura entra com o trator para o preparo da terra, já o kit irrigação para o cultivo das 20 mil raquetes de Palma do tipo "Orelha de Elefante" que, inicialmente, contempla dois produtores, é uma doação do governo estadual.
Após um período de aproximadamente 18 meses, esses produtores devolvem 100 mil raquetes para a SEAGRIMA que, por sua vez, contemplará outros produtores para ampliar as áreas de cultivos ou servirão de alimento.
A "Orelha de Elefante" apresenta um alto poder nutritivo, além de ser resistente e de fácil adaptação às condições climáticas, o que a torna uma excelente fonte de alimentação para os bovinos.
"Esta iniciativa é importante para a manutenção do rebanho e a consequente produção de leite. A gestão demonstra um olhar especial para este setor", observou João Melquíades, secretário de Agricultura.