Durante três dias consecutivos, os agentes de endemias farão coletas de focos que venham a indicar possível infestação pelo mosquito causador da dengue
A Secretaria de Saúde do Município de Bom Jesus informa que foi iniciado no dia 04, segunda-feira, o segundo LIA (Levantamento Rápido de Índice de Aedes Aegypti), do ano de 2022.
Durante três dias consecutivos, os agentes de endemias farão coletas de focos que venham a indicar possível infestação pelo mosquito causador da dengue.
Ao todo, quase 300 imóveis serão visitados nesse período, sendo importante lembrar aos moradores dessas residências que facilitem o acesso do agente ao interior de suas residências.
O mesmo procedimento foi realizado em janeiro e, de acordo com Cristina Carolino, que acompanha este assunto, naquele período o município foi classificado como de médio risco para infestação pelo Aedes Aegypti.
Neste primeiro trimestre, o surgimento de novos caso de dengue tem chamado a atenção em todo o Estado da Paraíba.
De acordo com o Boletim das Arboviroses nº 4, publicado na segunda-feira (4), foram notificados 3.461 casos prováveis de dengue, 2.062 casos prováveis de chikungunya e 121 de zika, totalizando 5.644 casos prováveis no ano de 2022.
Se comparado ao mesmo período do ano passado, o Estado apresentou crescimento de 285% nas notificações para os casos possíveis casos de dengue, 90% a mais para os casos prováveis de Chikungunya.
Houve, segundo a Secretaria Estadual de Saúde, uma queda de 13% para os casos prováveis de zika.
As medidas de prevenção são simples e podem facilmente ser adotadas, em regra, para eliminar todo e qualquer ambiente que possa acumular água.