A equipe do Programa Saude na Escola, da Secretaria de Saúde do município de Bom Jesus, realizaram na Escola Maria do Carmo Gonçalves, com os alunos do 6º ano A e 6º ano B, num total de 24 alunos, das 15:30 as 16:00 horas. A palestra sobre Violência Sexual na Infância e na Adolescência.
A palestra foi proferida pelas profissionais da Unidade Básica de Saúde Eliza Bandeira. Thereza Marcela Barbosa Matias Enfermeira, as Assistentes Sociais Maria Sampaio de Aquino e Zeneide dos Santos. Que abordaram as consequências que traz o abuso sexual contras crianças e adolescentes. Devido à alta incidência e às sérias consequências para vítima, sua família e à sociedade, a violência sexual contra crianças e adolescentes na contemporaneidade é considerado um grave problema de saúde pública, fato apontado também pela Organização Mundial de Saúde, o que suscita a necessidade de medidas preventivas e protetivas ao abuso sexual.
No que concerne ao abuso sexual, ocorre entre "uma criança ou adolescente e alguém em estágio psicossexual mais avançado do desenvolvimento, no qual a criança ou adolescente estiver sendo usado para estimulação sexual do perpetrador".
O abuso sexual pode ser empreendido: com contato através de "interação sexual, pode incluir toques, carícias, sexo oral ou relações com penetração (digital, genital ou anal)"; e sem contato como no voyerismo, assédio e exibicionismo.
O município de Bom Jesus, através da Secretaria de Saude, Secretaria de Ação Social, Selo Unicef, Nuca, Conselho Tutelar, tem implementado políticas públicas no sentindo de combater qualquer violência que venha a macular a imagem das crianças e adolescentes do nosso município.
O Prefeito Roberto Bayma, tem fortalecido ações de prevenções, com palestras e orientações para que atos de violências não ocorram no município de Bom Jesus.