A secretária-adjunta da Agricultura e Meio Ambiente, Érica Luana, e o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável, Jocerlan Guedes, participaram na semana passada, na sede do Sindicato Rural de Cajazeiras, de um encontro que reuniu secretários, presidentes de associações, líderes sindicais, etc, de vários municípios para tratar sobre os chamados Territórios da Cidadania.
O evento contou ainda com a presença do secretário estadual da Agricultura Familiar, Bivar Duda, bem como de dirigentes da EMPAER.
Os Territórios da Cidadania são uma estratégia de desenvolvimento regional sustentável e garantia de direitos sociais voltado às regiões do país que mais precisam, com o objetivo de levar o desenvolvimento econômico e universalizar os programas básicos de cidadania.
Trabalha com base na integração das ações do Governo Federal e dos governos estaduais e municipais, em um plano desenvolvido em cada território, com a participação da sociedade.
Em cada território, um Conselho Territorial composto pelas três esferas governamentais e pela sociedade determinará um plano de desenvolvimento e uma agenda de ações.
Para Érica Luana, eventos com este viés são sempre importantes, pois trazem a oportunidade para a abordagem, não apenas daquilo que precisa ser feito, mirando na potencialização do que já temos, mas também abrem novos horizontes para a agricultar familiar.
"Podemos dizer que todos nós estamos de parabéns. No campo, como em qualquer outro setor, a união faz a força", disse.