Dentro da programação do "Julho Amarelo", mês de conscientização sobre as hepatites A, B, C, e E, a Secretaria de Saúde de Bom Jesus está promovendo, por meio das redes sociais, uma campanha educativa sobre o que é cada subtipo da doença, como prevenir e meios de transmissão.
Segundo a comunidade cientifica internacional, o tipo "C" é o mais grave. Um dos levamentos recentes apontou que 500 milhões de pessoas são infectadas, porém, apenas 5% desse total, sabe que tem a doença.
Fique sabendo:
A hepatite A é uma doença contagiosa, causada pelo vírus A (VHA) e também conhecida como "hepatite infecciosa".
Transmissão: Fecal-oral, por contato entre indivíduos ou por meio de água ou alimentos contaminados pelo vírus.
Sintomas: Geralmente, não apresenta. Porém, os mais frequentes são cansaço, tontura, enjoo e/ou vômitos, febre, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Quando surgem, costumam aparecer de 15 a 50 dias após a infecção.
A hepatite B é uma doença infecciosa causada pelo vírus B (HBV). É considerada uma infecção sexualmente transmissível (IST) que causa comprometimento do fígado, podendo desenvolver-se de forma crônica ou aguda 1,4. A hepatite B na sua forma aguda é uma infecção de curta duração que ocorre nos primeiros seis meses após a pessoa ser infectada pelo vírus 1.
Já a doença em sua forma crônica se refere à infecção de longo prazo, podendo, ao longo do tempo, causar problemas sérios de saúde como danos no fígado, câncer hepático, cirrose e até a morte.
O vírus da hepatite C transmite-se, principalmente, por via sanguínea, bastando uma pequena quantidade de sangue contaminado para transmiti-lo, se este entrar na corrente sanguínea de alguém através de um corte ou uma ferida, ou na partilha de seringas.
A hepatite D pode ser transmitida através do contato com sangue e outros fluidos corporais. A hepatite D é transmitida mais frequentemente quando as pessoas usam agulhas não esterilizadas para injetar drogas ilícitas. Também pode ser disseminada pela atividade sexual.
O vírus da hepatite E é transmitido principalmente pela via fecal-oral e pelo consumo de água contaminada, em locais com infraestrutura sanitária deficiente.