Cerca de 40 mulheres, de diversas faixas etárias, participaram na manhã desta quarta-feira, 28, na sede da Secretaria Municipal de Saúde, de um momento de interação sobre as políticas de governo para o público feminino.
A ação fez parte do "Programa Estadual Dignidade Menstrual", desenvolvido em parceria com as Secretarias de Políticas Públicas para Mulheres, Secretaria de Saúde, Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social e o Centro de Referência em Assistência Social - CRAS.
A Dra. Lorena Nery, palestrante, falou sobre direito reprodutivo e saúde íntima e das mais diversas formas de violência contra as mulheres, explicou as leis de proteção às mesmas e orientou sobre a rede proteção e onde denunciar casos de violência contra elas.
Antoniely Pinheiro, articuladora de selo Prefeitura Parceira da Mulher, representou a prefeita Denise Bayma e as Secretarias de Desenvolvimento Humano e Social e de Políticas Públicas para as Mulheres.
Em sua fala, ela reforçou o compromisso da gestão municipal em oferecer uma rede de assistência e proteção às mulheres. Quanto à ação de hoje, destacou que foi resultado da parceria entre os governos do Estado e do Município.
"O programa estadual é uma política que valoriza a dignidade da mulher. Temos todo o apoio por parte da secretaria de Estado de Políticas para Mulher, através da secretária Lídia Moura. Graças ainda à sensibilidade de nossa prefeita, conseguimos inserir nosso município neste contexto", observou.
O público teve acesso ainda aos seguintes serviços: testes rápidos para HIV/AIDS, Hepatites, verificação dos sinais vitais, distribuição do kit do programa Dignidade Menstrual, distribuição de preservativos e lubrificantes, além de um momento educativo com entrega de panfletos e um reforçado café da manhã.