A prefeita Denise Bayma decretou luto oficial por três dias no município de Bom Jesus, em face do falecimento, aos 81 anos do ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal, Sr. Francisco Pereira de Sousa - "Fransquin do Escurin". O apelido carinhoso se deu pelo fato de, durante muitos anos, o mesmo ter residido com sua família na localidade conhecida como Sítio Escurinho.
Trata-se do decreto de número 04/2023, cuja validade começa a contar após a publicação no diário oficial do município.
"Seu Fransquin" veio a óbito no início da manhã de hoje, em sua residência, onde há mais de 10 enfrentava graves problemas de saúde.
Ele era pai do atual vice-prefeito, Edney Pereira, e da secretária de Planejamento, Elizaneide de Sousa Moreira, e, entre 2001 e 2008, exerceu o cargo de vereador, sendo até então, o único parlamentar que presidiu a casa José Gonçalves Moreira por 8 anos seguidos.
A chefe do executivo municipal destacou o legado de trabalho e honradez do senhor Fransquin e disse que ele foi um político que, dentro de suas atribuições, não media esforços para fazer o bem para a população.
"Foi um grande nome em nosso município. Certamente, essa lacuna não será preenchida, pois o mesmo tinha caraterísticas que eram só dele. Rogo que a família encontre o conforto nesse momento tão difícil", disse.
Segundo a família, o sepultamento ocorrerá hoje no cemitério local, logo após a missa de corpo presente, às 17h, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus.