Desde 1992, quando, em Santo Domingo, República Dominicana, realizou-se o 1º encontro de Mulheres Negras Latino-Americanas e Caribenhas
Recentemente, a Secretaria de das Mulheres e Diversidade Humana, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social, realizou a roda de conversa "Luta e Visibilidade das Mulheres Negras no Enfrentamento ao Racismo", tendo Elza Gomes, gestora de Políticas Públicas para as Mulheres na cidade de Triunfo (PB) e militante da Marcha Mundial das Mulheres, como facilitadora.
O evento foi articulado em comemoração ao Dia Internacional da Mulher Afro-latino-Americana e Caribenha, comemorado em 25 de julho.
Essa iniciativa teve como objetivo celebrar a luta e as conquistas das mulheres negras, além de conscientizar a sociedade sobre a importância do combate ao racismo e ao sexismo.
"Inicialmente, gostaria de agradecer a Elza por ter vindo a Bom Jesus compartilhar conosco o seu imenso conhecimento. É sempre uma enorme satisfação recebê-la. Elza é referência no tocante à luta de mulheres e hoje trouxe a importância de trabalhar na sociedade a igualdade racial e de gênero", disse a secretária.
O evento fez parte do "Julho das Pretas", mês em que, desde 1992, quando, em Santo Domingo, República Dominicana, realizou-se o 1º encontro de Mulheres Negras Latino-Americanas e Caribenhas.
Fotos: Emanuel Dias/SECOM