Com o tema "Democracia e Direito à Cultura", foi realizada pela Secretaria de Cultura local, nesta sexta-feira (27), a 2ª Conferência Municipal de Cultura de Bom Jesus.
O evento aconteceu no CRAS e teve como objetivo reunir os produtores dos diversos segmentos culturais para debater e eleger propostas que possam instigar novas políticas voltadas a este setor tão importante, que volta a ter um olhar especial do governo federal que, por meio, de legislações específicas, visa o fortalecimento cultural em nosso país.
Outros pontos na pauta do evento foram a criação do Conselho Municipal de Cultura, bem como a eleição do delegado que representará o município na IV Conferência Estadual, que deve acontecer entre os dias 16, 17 e 18 de novembro de 2023, no Garden Hotel, na cidade de Campina Grande.
De acordo com Daniel Magalhães, secretário da pasta, a oportunidade foi também propícia para uma relação das principais ações da cultura, em especial do período em que o mesmo está no comando da secretaria, desde o Carnaval.
Teve ainda uma explanação sobre a Lei Complementar nº 195, de 08 de julho de 2022, ou seja, a Lei Paulo Gustavo.
Para Daniel, o evento superou as expectativas. Ele em sua fala destacou a importância da prefeitura se manter integrada à sociedade artística e cultural, seja através de mecanismos de ouvidoria, de divulgação e de articulação com os diversos setores da administração. Assim, concluiu, Bom Jesus terá uma cultura cada vez mais vibrante e emancipada.
Foto: Emanuel Dias