NOTÍCIAS

20-MAR-2024

Secretário de Cultura de Bom Jesus participa da IV Conferência Nacional de Cultura

Daniel Magalhães participou, ainda, da histórica votação ocorrida no Senado Federal que aprovou o marco regulatório do novo Sistema Nacional de Cultura (PL 5.206/2023).

#Cultura POR SECOM 20 DE MARÇO DE 2024

Na primeira quinzena de março, foi realizada em Brasília a 4ª Conferência Nacional de Cultura, um importante evento que reuniu representantes de todo o país para discutir políticas e estratégias voltadas para o setor cultural. A Paraíba marcou presença com uma delegação ativa, levando propostas e projetos inovadores para consolidar o investimento cultural no estado.

O secretário de cultura de Bom Jesus, Daniel Magalhães, esteve presente na Conferência como delegado do poder público da 9ª regional de cultura, que abrange 15 municípios do Alto Sertão paraibano. Por meio do Grupo de Trabalho (GT) "Democratização do acesso à cultura e Participação Social", defendeu propostas que visam incluir os municípios de pequeno porte nas políticas afirmativas de fomento e financiamento cultural.

Presente também no Eixo Setorial "Patrimônio Imaterial", defendeu as tradições sertanejas e nordestinas, pautando a importância da regulamentação e tombamento das corridas de jegues, uma das mais importantes manifestações culturais Bonjesuenses que, em outros municípios do sertão, têm sido impedidas por falta de clareza regulamentar.

Segundo o Secretário, o saldo da Conferência é positivo: "Embora o foco principal da CNC tenha sido as pautas mais voltadas a identidades e costumes grupais, conseguimos nos articular com os demais estados do Norte e Nordeste para incluir as tradições que mantém a memória do nosso povo, sem as quais, em última instância, não há cultura regional que resista."

Daniel Magalhães participou, ainda, da histórica votação ocorrida no Senado Federal que aprovou o marco regulatório do novo Sistema Nacional de Cultura (PL 5.206/2023). Incluído na Constituição Federal por meio da Emenda 71/2012, o SNS objetiva a unificação dos demais sistemas de fomento cultural nacionais em uma só base organizacional.

De acordo com o Secretário, "O Sistema Nacional de Cultura era uma demanda histórica do setor cultural. Sua aprovação no Senado e o consequente encaminhamento para sanção presidencial, tendem a promover o desenvolvimento humano, social e econômico dos fazedores de cultura de todo Brasil". Ele conclui: "É algo a ser muito celebrado, mas que não diminui a importância da pressão sobre nossos representantes para que estes objetivos se cumpram".

A partir do encerramento da IV Conferência Nacional de Cultura, as 30 propostas aprovadas pela plenária final serão divulgadas em 60 dias, quando terão passado por revisões textuais e análises jurídicas. Em seguida, servirão de base para elaboração do novo Plano Nacional de Cultura, documento que orientará as políticas culturais do país pelos próximos 10 anos.

*A participação do representante de Bom Jesus neste importante evento foi garantida pela articulação entre a Secretaria de Estado da Cultura, a Gerência Regional do Ministério da Cultura e a Prefeitura Municipal de Bom Jesus.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Agenda Há 1 dia(s)

Semana começará com o vencimento de importantes prazos em Bom Jesus

A próxima semana começa com o vencimento de dois prazos importantes no município de Bo [...]

#AssistênciaSocial Há 3 dia(s)

Intersetorialidade: ações marcam mês de conscientização do autismo em Bom Jesus

Na manhã de hoje, aconteceu uma atividade recreativa em alusão ao mês de conscientiza [...]

#Agenda Há 4 dia(s)

Com apoio da prefeitura, SENAR capacita para fabricação de queijos e outros derivados do leite

Buscando sempre a qualificar pessoas para um mercado de trabalho, cada vez mais exi [...]

#Agricultura Há 5 dia(s)

Contra a Aftosa: Prefeitura realiza compra de vacina e SEAGRIMA alerta para o prazo final

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente lembra aos criadores de gado de município qu [...]

#Saúde Há 8 dia(s)

Prefeita Denise Bayma inaugura CEO, entregas 3 carros 0 km e equipamentos para UBS; investimentos chegam a quase 1 mi

Antes um sonho, hoje realidade para todos os bom-jesuenses, o Centro de Especialidades [...]

#Agenda Há 10 dia(s)

Prefeita Denise Bayma participa de assembleia da Cagepa e reforça investimentos para a sede e outras localidades

A prefeita de Bom Jesus, Denise Bayma, cumpriu agenda na capital do estado na terça-fe [...]

#Saúde Há 10 dia(s)

Mais uma conquista: CEO de Bom Jesus será inaugurado nesta quinta-feira, dia 18

A população do município de Bom Jesus vive momentos de muitas expectativas para a inaugu [...]

#Saúde Há 12 dia(s)

Secretaria de Saúde reforça importância de vacinação para combater doenças

A Secretaria de Saúde de Bom Jesus realizou, no último fim de semana, "o dia D", de mult [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito