O nosso município esteve presente no evento muito prestigiado, ocorrido no final de mês passado, no auditório do SEST/SENAT (BR 230), no qual foi lançado um novo instrumento focado no desenvolvimento econômico regional.
Trata-se da Agenda LIDER Alto Sertão Paraibano 2033, iniciativa que reúne dezenas de lideranças sertanejas na elaboração de estratégias para transformar a região num polo de empreendedorismo e oportunidades.
A Prefeitura de Bom Jesus participou do projeto por meio da Secretaria de Cultura, com o secretário Daniel Magalhães, e o ex-vereador e atual executivo da pasta, Wesley Souza.
Construída a partir da mobilização de líderes com destaque nos setores público, privado e sociedade civil organizada, a Agenda LIDER apresentou o resultado de um ano de debates ocorridos no âmbito do Programa "Liderança para o Desenvolvimento Regional", promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Por meio do Programa, instituições de toda a região contribuíram para a construção de uma Agenda focada em três eixos estratégicos: negócios; agricultura; e inovação e tecnologia, tendo a sustentabilidade ambiental como eixo transversal.
Projetada para contemplar os desafios dos quinze municípios que compõem a 9º Gerência Regional, da qual Bom Jesus faz parte, a Agenda prevê uma década de ações a serem operacionalizadas por meio de parcerias estratégicas entre os mais diversos segmentos.
Para gerenciar as ações, o grupo de lideranças formou o Movimento Sertanejo Líder (MOVI), organização responsável pela mobilização das parcerias e orientação metodológica da Agenda.
"A ideia que move este projeto é ampliar a integração regional, construindo rotas de desenvolvimento que possam impulsionar os pequenos negócios, a indústria e o turismo sustentável. Bom Jesus, com sua cultura hospitaleira, seu povo trabalhador e suas belezas naturais, está pronto para contribuir na construção deste futuro", destacou o secretário Daniel Magalhães.