Localizado no alto sertão paraibano, o pequeno município de Bom Jesus acaba de conquistar, pela terceira vez consecutiva, a certificação Unicef, obtendo o Selo Município Aprovado.
A primeira vez foi entre 2013/16 e, em seguida, 2017/20. Agora, na mobilização 2021/24.
O resultado foi comemorado por todos que fazem a gestão municipal, pois atesta que a Prefeitura está na direção certa, assegurando proteção para estes segmentos da sociedade local.
Quando um município é certificado, os maiores beneficiados são as crianças e adolescentes que, de forma efetiva, contam com políticas públicas de qualidade voltadas para a garantia de seus direitos.
Dados como a presença da criança na sala de aula, educação inclusiva, desempenho nas campanhas de vacinação, acessos às ações de saúde, atividades de lazer e esportivas, iniciativas voltadas para a prevenção da violência como a campanha do 16 de maio, Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, realização de fóruns comunitários, atuação do NUCA e do CMDCA, entre outros, são fatores decisivos para a certificação.
O Selo torna-se, literalmente, uma chave que abre diversas oportunidades para os certificados, atraindo mais investimentos, principalmente junto ao governo federal, promovendo, ainda, o reconhecimento de mecanismos internacionais voltados à proteção da criança.
O Selo é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira.