No calendário de ações de conscientização do Ministério da Saúde. o Novembro Azul é um período reservado para intensificar a luta contra o câncer de próstata, uma doença que, anualmente, faz milhares de vítimas em todo o Brasil.
Para se ter uma ideia, dados da Sociedade Brasileira de Urologia revelam que, só em 2023, ocorreram cerca de 43 mortes diárias devido à doença, o que equivale a aproximadamente 17 mil óbitos no ano.
Estudos também apontam um cenário cada vez mais preocupante. O número de casos no mundo deve duplicar até 2040, podendo chegar a 2,9 milhões. O diagnóstico tardio reduz as chances de cura e aumenta as mortes pela doença.
Com o objetivo de esclarecer a população masculina de Bom Jesus, a Secretaria de Saúde do município realizou, no último dia 12, uma série de atividades na Unidade Básica de Saúde Eliza Bandeira de Melo, como parte da campanha nacional de conscientização.
Durante sua palestra, o Dr. Gutemberg Almeida abordou a prevenção, o tratamento e a cura do câncer de próstata, além de esclarecer dúvidas dos participantes, que acompanharam atentamente todas as explicações.
Por sua ve, o Dr. Plínio, odontólogo, falou sobre o câncer de boca, outra doença que tem despertado a atenção das autoridades de saúde do país.
Na ocasião, também foram realizados testes rápidos, solicitações de exames de PSA e consultas médicas.
"Temos uma política permanente voltada para a prevenção de várias doenças e, no caso em questão, o câncer de próstata. Oferecemos toda a assistência necessária em tempo hábil para apoiar no tratamento de pacientes diagnosticados com a doença", afirmou Wagner Pessoa, secretário de Saúde.
Ele ainda informou que no próximo dia 22 deste mês, ações semelhantes serão realizadas no distrito de São José.
Fotos: Emanuel Dias