Com o objetivo de aprimorar as estratégias para a implementação de políticas públicas externas para as mulheres nos municípios paraibanos, o Governo da Paraíba, por meio da Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana (SEMDH), realizou ontem (24), em João Pessoa, o III Encontro do Fórum de Gestores Públicos para Mulheres da Paraíba.
O evento reuniu cerca de 140 representantes que atuam nos Organismos de Políticas para Mulheres (OPMs) e teve como tema: "Fortalecimento da Atuação das Gestoras dos OPMs na Paraíba".
Além dos debates sobre as ações já em andamento, que reforçam a posição do estado e dos municípios na vanguarda das políticas para mulheres, o encontro também marcou a assinatura do Termo de Cooperação do Programa Estadual Dignidade Menstrual. Esse programa garante a distribuição gratuita de absorventes higiênicos para adolescentes, mulheres e homens trans no período menstrual.
Outro destaque foi a divulgação do Selo Prefeitura Parceira das Mulheres que, nesta edição, premiará iniciativas voltadas para mulheres com deficiência, reforçando a necessidade de políticas públicas inclusivas e acessíveis. O Selo é autorizado pelos municípios que mais se destacam na promoção de ações em defesa dos direitos das mulheres.
Entre os premiados, Bom Jesus figura como um dos 10 primeiros lançados no estado. No Alto Sertão, o município ocupa a primeira posição.
"Este foi um momento muito importante para todas nós, mulheres paraibanas. Saber que nossas pautas estão na agenda do governo estadual e que eventos como esses são promovidos nos mostram que, enquanto municípios e ativistas dessas causas, não estamos sozinhas. É um novo momento", destacou Philomena Couras, secretária da Mulher e da Diversidade Humana de Bom Jesus.
Ela também celebrou o reconhecimento recebido pelo município: "Ouvir a secretária do Estado da Mulher e da Diversidade Humana citar nossa terra como exemplo, nos mostra que estamos no rumo certo. Temos a sensação de que estamos cumprindo nosso dever", afirmou.