Atenta à irregularidade das chuvas e à carência no abastecimento de água nas comunidades rurais, a Prefeitura de Bom Jesus tem buscado, por meio de parcerias com o Governo do Estado através do programa Cooperar e com o DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas), implementar medidas para garantir o acesso à água, especialmente em localidades onde a demanda aumentou significativamente, como é o caso do distrito de São José.
Mesmo após o investimento da gestão municipal na ampliação do reservatório principal da comunidade cuja capacidade passou de 60 mil para 100 mil litros , a redução da vazão do poço que abastece o local exigiu novas soluções. Com isso, um convênio com o Governo do Estado possibilitou a instalação de dois sistemas completos de abastecimento, cada um com três chafarizes, bombas e sistema de eletrificação com energia solar.
Outras comunidades também foram beneficiadas, como Mata Fresca, que recebeu melhorias por meio do DNOCS, enquanto Mastruz foi contemplada com recursos do Cooperar. Ambas são áreas bastante povoadas e enfrentavam dificuldades no acesso à água.
Todos os sistemas já estão em funcionamento, atendendo a mais de 100 famílias e assegurando o fornecimento de água, mesmo nos períodos mais críticos de estiagem.
Fotos: Jotha Herre