Na sessão de ontem, terça-feira (19), a Câmara Municipal de Bom Jesus aprovou o Projeto de Lei número 31/2025 de autoria do executivo, que reestrutura a atual Secretaria de Cultura e institui a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. A nova pasta terá a missão de integrar e fortalecer as políticas públicas voltadas à cultura e ao turismo, áreas consideradas estratégicas para o desenvolvimento do município.
De acordo com a lei aprovada, a Secretaria terá como competências promover e valorizar as tradições locais, proteger e difundir o patrimônio histórico, cultural e turístico, organizar eventos, gerenciar equipamentos culturais, fomentar a economia criativa e estruturar ações de turismo sustentável.
A nova estrutura administrativa contará com os seguintes setores: Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Secretaria Executiva, Departamento de Apoio às Tradições, Departamento de Projetos Culturais e uma nova Coordenadoria de Turismo e Hospitalidade, responsável por planejar e desenvolver as políticas públicas de turismo, gerenciar os atrativos locais e fortalecer o setor de hospitalidade.
Para o secretário municipal de Cultura, Daniel Lima Magalhães, a criação da pasta representa um passo fundamental na estruturação deste setor: "Cultura e turismo caminham lado a lado. Unindo esses dois setores, Bom Jesus ganha mais capacidade de valorizar e promover sua identidade, que é cheia de riquezas".
A prefeita Denise Bandeira de Melo Barbosa Pereira também celebrou a aprovação: "Com essa reestruturação, Bom Jesus dá um salto de qualidade na gestão pública, reconhecendo a importância do turismo como motores de geração de emprego, renda, pertencimento e cidadania".
Com a sanção da lei, Bom Jesus passará a contar oficialmente com uma Secretaria de Cultura e Turismo, que terá como prioridades imediatas a integração de Bom Jesus às rotas de turismo regionais, a implementação do Conselho Municipal de Turismo e o fortalecimento do calendário de eventos e atrativos locais.